A cárie dentária é muitas vezes uma doença que observamos comumente em pacientes a usar aparelho ortodôntico e por isso, apesar deste tratamento proporcionar melhorias estéticas e funcionais, é muitas vezes uma preocupação. Tal motivo deve-se ao facto de o aparelho ortodôntico favorecer muitas vezes a acumulação de placa bacteriana. e os arcos e os brackets, dificultarem a higienização adequada das superfícies dentárias.
Vários fatores que contribuem para a formação de caries dentárias:
- Placa bacteriana;
- Hidratos de carbono fermentáveis;
- Suscetibilidade do paciente;
- Fluxo salivar e composição da saliva;
- Entre outros
Assim, conforme vimos anteriormente, para além da dieta ingerida ser um fator determinante para o aparecimento de cárie, há muitas comidas que devemos evitar aquando da utilização deste, precisamente por poderem danificar o aparelho e atrasar a correção ortodôntica.
Vamos então distinguir entre o que não deveríamos mesmo comer e o que podemos evitar:
“PROIBIDO”
- Flocos de cereais secos (podem consumir-se amolecidos);
- Fruta e cenoura crua “à trinca”: dever-se-á cortar as peças de fruta em pedaços pequenos;
- Fruta com caroços (ameixas, cerejas, etc): devem ser retirados com talheres
- Frutos secos inteiros (amêndoas, caju, castanhas) ;
- Roer ossos e cartilagens: costeletas, frango, etc;
- Alimentos muito pegajosos: Caramelos,“sugus”, rebuçados, torrões, amêndoas da Pascoa e pastilhas elásticas com açúcar …
- Côdeas de broa duras, pão duro e os bordos das pizas;
- Usar os dentes para outras atividades como: roer canetas, lápis, unhas; abrir garrafas; cortar linhas,etc.
EVITAR
- Bebidas com açúcar e refrigerantes em geral;
- Sumos de fruta ácida;
- Alimentos doces e bolachas, principalmente entre as refeições.
E para quem usa “backets estéticos “e/ ou elásticos transparentes?
Idealmente deverá evitar alimentos com pigmentos muitos fortes:
- Chupa pinta-línguas;
- Gelados tipo “Calipo”;
- Beterraba;
- Sumo de cenoura,
- Açafrão e caril.
As nossas sugestões:
Para pacientes portadores de aparelho ortodôntico: Escova dentária Curaprox Orto Ultra Soft: https://daboca.pt/product/escova-dentaria-orto-ultra-soft/
- Os filamentos são mais curtos no meio para que se possam envolver na perfeição no aparelho e nos arcos, limpando assim de forma mais eficaz.
- Também é aconselhável a higienização interdentária com a utilização de escovas dentárias interproximais (escovilhões), fio dentário, de preferência ortodôntico, e eventualmente jato de água “water pik”.
A nossa sugestão: Curaprox escovilhão prime smart , disponível em : https://daboca.pt/product/curaprox-escovilhao-prime-start-011/
Referências:
- Saldanha T. Abordagem terapêutica das lesões de white spots associadas ao tratamento ortodôntico. [Internet]. Instituto Universitário Egas Moniz; 2020 [citado 26 de fevereiro de 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/33979
- Proffit WR, Fields HW, Sarver DM, Ackerman JL. [tradução de Sueli Toledo Basile,et al.] Ortodontia Contemporânea. 5a ed. Rio de Janeiro: Mosby Elsivier; 2012.
Referencias de imagens:
- Clinica da Boca. [internet]. Porto; 2024 [citado a 26 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://daboca.pt/loja-produtos-higiene-oral/ (sem autorização do autor).
- Nossa Farmácia. Curaprox. [internet]; [citado a 26 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://www.nossafarmacia.pt/curaprox-cs-ortho-5460-esc-dent-ultra-suave/p
- Impress. O que posso comer com aparelho e que cuidados devo evitar? [internet]. Porto; 2024 [citado a 26 de fevereiro de 2024]. Disponível em: https://smile2impress.com/pt/blog/o-que-comer-com-aparelho
- Saldanha T. Abordagem terapêutica das lesões de white spots associadas ao tratamento ortodôntico. [Internet]. Instituto Universitário Egas Moniz; 2020 [citado 26 de fevereiro de 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/33979 (sem autorização do autor).